Desminagem no Libolo vai beneficiar oito mil famílias
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 45
A Agência Nacional de Acção contra Minas diz existirem no município do Libolo 17 campos contaminados com minas.
A desminagem no município está entregue desde 2022, à empresa não governamental APOOP.
Ao longo destes dois anos, a empresa diz ter desminado vários quilómetros de terras que foram apresentadas ao administrador adjunto para a área técnica e infraestrutura do Libolo, Anacleto Ruben.
Chuva desaloja famílias no Município do Libolo
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 80
A chuva que se abateu aqui no município do Libolo durante o fim de semana destruiu vinte e uma residências e deixou mais de 80 membros de várias famílias desalojadas. Os prejuízos, ainda não calculados, são avultados.
Os dados provisórios foram avançados pelo coordenador adjunto da Comissão Multissetorial adstrita à Administração Municipal do Libolo.
Origem de Kakulo e Kabaça
- História de uma expedição às míticas Pedras Gémeas
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 75
Para entender a história da região de Kaculo e Kabaça, na localidade da Dunga-Kinanga, na comuna do Quissongo, município do Libolo, província do Cuanza Sul, precisamos viajar a centenas de anos atrás.
Kaculo e Kabaça foram irmãos gémeos, descendentes do grande império do reino Lunga, onde o grande rei se chamava Ngana Nhava. O seu reinado estendia-se aos territórios de Angola, Gabão e aos dois Congos.
Musseque dos Dambos meu Kimbo
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 189
Um bairro que surgiu por força do tráfico de escravos. Nativos eram arrastados a carregar areia do Musseque do bairro para a fazenda Avianense de Lino Gonçalves.
Os Escravos nativos, sentiram-se forçados a morar próximo do local onde a enxada, pás, picaretas e outros instrumentos, eram usados na exploração de areia para edificação de certas infraestruturas da fazenda Avianense na Banza dos Dambos.
No bairro do Musseque só restam lágrimas e lembranças amargas de um mundo onde a esperança se tornou moribunda e o sonho de crescer se tornou inexistente.
Jardim de Calulo transformado em casa de banho
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 274
No coração do Libolo, encontramos o Jardim de Municipal onde está representada a beleza e a bravura da mulher, o verde das plantas e o perfume das flores vai atraindo os munícipes para momentos de laser.
É neste belo local onde na calada da noite, elementos não identificados aproveitam o silêncio para fazerem suas necessidades biológicas defecando no meio das plantas.
Brevemente o Libolo vai contar com um núcleo de andebol
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 186
Uma iniciativa de jovens desportistas e professores de Educação Física, que sentaram e projectaram no surgimento de um Núcleo de Andebol no município com objectivo de massificar a modalidade.
Com o renascer do multiuso (Salão), o Sr. Elísio Campos, sentiu-se motivado a patrocinar iniciativa singulares no sentido de criação de espaços para entreter os jovens nos finais de semana com o desporto além do futebol.
Povos do Linga (Ringa) e suas potencialidades históricas
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 330
Linga (Ringa) é um bairro que fica localizado a 10km Oeste da Vila de Calulo, sede do município do Libolo, província do Cuanza Sul. O clima predominante na região é húmido, com duas estações do ano, época chuvosa com 9 meses e época seca (Cacimbo) com 3 meses, tendo os meses de Março e Abril maiores quedas pluviométricas. Com uma altitude de 900 metros, a sua flora é caracterizada por árvores enormes com uma média de 10 metros de altura.
Pág. 1 de 7