Quem fundou a Missão Católica do Libolo?
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 34
Dom António Dias Ferreira nasceu no dia 1 de abril de 1840, em Vila Nova de Pombeiro da Beira, em Arganil (Portugal), e depois de seus estudos, viveu no Brasil.
Foi ordenado padre em 20 de dezembro de 1862. Como padre, serviu na paróquia de Carnaxide, foi prior da freguesia de Santa Engrácia entre 1872 e 1886, também sendo desembargador da Relação e Cúria Patriarcal.
Milhares de peregrinos em Calulo
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 94
Cerca de 6000 mil devotos, vindos de vários pontos do país, peregrinaram ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Calulo.
Foi celebrada no Domingo (28-07-2024) pelo Bispo da Diocese do Sumbe o encerramento da Peregrinação Nacional da Legião de Maria ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima Peregrina de Calulo, sob o lema “Oremos pelos nossos governantes”.
Povos do Linga (Ringa) e suas potencialidades históricas
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 169
Linga (Ringa) é um bairro que fica localizado a 10km Oeste da Vila de Calulo, sede do município do Libolo, província do Cuanza Sul. O clima predominante na região é húmido, com duas estações do ano, época chuvosa com 9 meses e época seca (Cacimbo) com 3 meses, tendo os meses de Março e Abril maiores quedas pluviométricas. Com uma altitude de 900 metros, a sua flora é caracterizada por árvores enormes com uma média de 10 metros de altura.
Quibala e EBO - principais consumidores de produtos agrícolas do Libolo
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 432
O sector da agricultura no município do Libolo, mobiliza pequenos e grandes agricultores para apostarem seriamente no setor e participarem na próxima edição da maior feira da província.
A visita realizada pelo Director da Agricultura no Libolo no início da semana aos campos dos agricultores Jorge Magalhães e Pedro Eduardo, com objetivo de orientar novas técnicas de produção, terminou com satisfação depois de ser informado que os principais compradores dos produtos têm vindo da Quibala e do Ebo, para comprarem no local da produção.
Raul Sobral – Breve biografia de um grande músico
- Detalhes
- Escrito por: Dásio Francisco
- Acessos: 457
Raul Sobral, nasceu no bairro Cassequel em Calulo/Libolo no dia 10 de Março de 1959, filho de Manuel Sobral (Português) e de Joana da Costa Borges (Angolana).
Terminou os seus estudos primários em 1973 na Escola primária n⁰ 39, atual Dr. António Agostinho Neto, no centro da vila de Calulo.
No mesmo ano começou a dedicar-se no mundo da música tocando um instrumento musical que é a Guitarra.
Desde tenra idade participou em vários shows, sendo guitarrista da banda que na época não tinha denominação. Anos depois foi vocalista da Banda Makezus em Calulo.
Encontro mundial na área linguística
- Detalhes
- Escrito por: admin
- Acessos: 1109
Está a decorrer entre 25 e 28 de julho de 2023, no Instituto Superior Politécnico do Libolo (ISPTLO), a 21ª Conferência Anual da Associação dos Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), a qual reúne conjuntamente o IX Encontro Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato (GELIC). Em simultâneo decorrem as 2ªs Jornadas Internacionais Científico-Pedagógicas do Instituto Superior Politécnico do Libolo (ISPTLO) e o 8º Encontro Internacional do “Projeto Libolo”.
Trata-se de um importante evento internacional que reúne linguistas, professores e outros interessados nos crioulos de base lexical portuguesa e espanhola e nas línguas em contacto, tendo como objetivo principal promover o intercâmbio entre pesquisadores e professores de todo o mundo.
General Higino Carneiro lança nova obra literária
- Detalhes
- Escrito por: admin
- Acessos: 1684
O Calulense General Higino Carneiro vai lançar a sua segunda obra literária denominada “As Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola”.
O lançamento desta obra ocorrerá já amanhã, dia 10 de Fevereiro de 2023, no restaurante Alma-Quinta Real, em Talatona-Luanda, pelas 18 horas, com apresentação do Tenente-General Miguel Júnior “Michel”.
Nesta obra, composta por 11 capítulos distribuídos por 544 páginas, o autor conta os meandros das grandes batalhas por quem testemunhou e viveu os momentos de angústia e de incerteza nas batalhas de Ntó, Luanda, Luena, Kifangondo, Ebo e Cangamba, entre outras. O prefácio foi da responsabilidade do General João Luís Neto “Xietu”.
Pág. 1 de 6