
Homenageamos o clube com a publicação de um projecto desenvolvido no último ano: o estádio virtual de Calulo em 3D. Damos assim a conhecer, em detalhe e para a posteridade, o palco de grandes acontecimentos nas últimas 4 temporadas futebolísticas nas diversas competições nacionais e internacionais, desde o Girabola, Taça de Angola, Taça da CAF, à recente participação na Liga dos Campeões Africanos.
Importa também conhecermos um pouco da história do Estádio de Calulo que é já um dos ícones da Vila.
Muitos se recordam também, no início da década de 1970, da estreia do novo campo de futebol, lá para as bandas do Cassequel. Como era norma na época o piso e as bancadas eram em terra batida (vulgo “pelado”), situação que levantou algumas dificuldades nas poucas vezes em que a equipa de então teve de jogar em campos relvados (ficou para a história a célebre derrota com o Benfica de Luanda no estádio dos coqueiros, onde se diz ter sido a relva o grande carrasco da malta do Recrê).
Em 2007, quando foi possível retomar o futebol em Calulo decidiu-se usar este espaço e aí construir um estádio - entenda-se “no mesmo local” pois já não havia infra-estruturas, a não ser alguns muros que resistiram aos tempos, incluindo parte da “muralha” que sustenta o enorme aterro feito no local.
Desde então os melhoramentos têm sido constantes, fruto do empenho dos seus dirigentes, da crescente profissionalização do clube e dos extraordinários resultados obtidos que catapultaram o Recreativo do Libolo para o topo dos clubes angolanos.
Para visualizar este e outros modelos de edifícios de Calulo já disponíveis, na sua mais alta qualidade, deverá instalar em primeiro lugar programas específicos para esse efeito. Disponibilizamos o ficheiro nos seguintes formatos, os quais requerem a instalação prévia dos respectivos programas (gratuitos):