Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Pela primeira vez, iremos ter no Libolo e em Angola, de 22 a 24 de julho de 2020, uma Conferência de grande dimensão mundial, reunindo mais de 50 pesquisadores de topo ligados aos estudos do Multilinguismo, do Multiculturalismo e do Contato entre Línguas envolvendo o Português e o Espanhol. Este evento, de grande impacto internacional, será acolhido pelo ISPTLO – Instituto Superior Politécnico do Libolo, em conjugação de esforços com o “Projeto Libolo”, que emprestará a esta instituição de ensino angolana todo o know-how dos seus pesquisadores na realização deste tipo de eventos.

 Esta Conferência de dimensão mundial reunirá dois eventos que decorrerão em concomitância no Libolo: 

Encontro Conjunto da 20ª Conferência Anual da Associação dos Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE) & IX Encontro Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato (GELIC)

juntamente com

Encontro Conjunto das 2ªs Jornadas Internacionais Científico-Pedagógicas do Instituto Superior Politécnico do Libolo (ISPTLO) & 8º Encontro Internacional do “Projeto Libolo” (PLb)

A ACBLPE é a maior e mais prestigiada associação a nível mundial dedicada ao estudo das línguas em contato envolvendo o Português e/ou o Espanhol. A ACBLPE reúne pesquisadores docentes e discentes de várias universidades de todo os continentes. 

Quanto ao GELIC, reúne pesquisadores docentes e discentes de várias universidades brasileiras interessados na área do contato linguístico, observando, sobretudo, as questões ligadas ao estudo das variedades de Português e das interetnicidades África-Brasil.

Relativamente ao “Projeto Libolo” já sobejamente reconhecido não só no Libolo e em Angola, mas também um pouco por todo o mundo, é um projeto internacional e multicultural que reúne uma vasta equipa de reconhecidos pesquisadores de várias Universidades e Centros de Pesquisa, que desenvolvem pesquisas no Município do Libolo contando com o apoio de colaboradores, linguísticos e não só, deste município. Este projeto é parcialmente financiado pela Universidade de Macau e também por entidades privadas filantrópicas de Angola e tem no ISPTLO o seu grande parceiro de pesquisas. O “Projeto Libolo”, que intervém nas áreas de Linguística, Etnolinguística, História, Antropologia, Filologia, Atividades Pedagógicas e Ações Socio-humanitárias, está patenteado pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento (R&DAO) da Universidade de Macau, China, com a referência SRG011-FSH13-CGF, e ao abrigo da proteção de direitos autorais de propriedade intelectual “Copyright © 2016, R&DAO University of Macau”. O “Projeto Libolo”, através do seu vínculo à Universidade de Macau, e sobretudo devido também às suas intervenções em defesa do Multilinguismo e do Multiculturalismo, foi recentemente admitido como membro da Cátedra da UNESCO para as Políticas de Língua para o Multilinguismo, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

A Conferência que decorrerá no Libolo no próximo ano em prol do avanço científico na área das Humanidades, pelo seu impacto a nível mundial junto do cidadão comum, em geral, e sobretudo da comunidade científica internacional, em particular, prestigiará grandemente o ISPTLO, o Libolo e Angola, colocando esta instituição de ensino e o país na pauta das mais avançadas pesquisas científicas no que diz respeito a aspetos do estudo da Linguística de Contato, da Etnolinguística, da Antropologia, da História Pré-colonial, História Colonial e História Pós-colonial, da Filologia, das Políticas de Língua para o Multilinguismo e ainda das questões ligadas às Ações Pedagógicas e do Ensino/Aprendizagem, bem aquelas que digam respeito às Diversidades Comunitárias, ao Multiculturalismo ou às Interculturas das Comunidades.

Neste momento, encontra-se já aberta a chamada para apresentação de trabalhos para este prestigiado Congresso Internacional e, para informações mais detalhadas sobre o mesmo ou acerca do modo como os interessados poderão submeter as suas propostas para apresentação de trabalhos, sugerimos que visite a Homepage do evento neste link.

FOTOS DIVERSAS

PATROCINADORES DO PROJETO

LANÇAMENTO DO SITE "SLB Libolo Heritage"