MandalyProducoes Logo

MANDALY PRODUÇÕES é a marca criada pelo jovem Dásio José Francisco, nascido na Mukala dos Dambos, em Calulo, município do Libolo, província do Cuanza Sul.

Dásio é o nome artístico de um jovem, compositor, produtor musical, editor de vídeo, promotor de eventos e músico.

Começou a cantar no ano 2000 no palco da Missão Católica, emitindo Camillo Domingo.

Antes de entrar no mundo da música, esteve no centro de formação de música denominado Grupo JUCMA, tendo como formadora a Ir. Margarida da Congregação dos Salesianos na Missão Católica desde 1998 a 2001.

Em 2004 entrou no seminário menor onde teve uma formação média de música e vários seminários sobre animador e realização de eventos religiosos e culturais.

De 2002 a 2004 foi ator de teatro e fundador do Grupo Teatral Mussungo.

Em 2004 fundou a Banda Musical, JOVENS DE DOM BOSCO, na Casa de formação São Domingos Sávio (Viana, Luanda), sendo um dos primeiros Aspirantes da referida casa de formação religiosa.

De 2006 a 2010 foi vocalista principal da Banda Lubolo. Já partilhou palco com grandes vozes da praça nacional e internacional, assim como com a brasileira Roberta Miranda.

Em 2006 foi eleito como a melhor voz da música no município uma gala denominada Super Estrela, realizada pelo senhor Domingos Ganga "MINO", Matias Ganga "MAMAGA" e o senhor FEDO.

Em 2007 foi eleito o segundo melhor Artista da província do Cuanza Sul, no concurso Denominado Variante 2007.

Veio a gravar a sua primeira música intitulada Calulo é, em Dezembro de 2007, música que veio a se tornar Hino do Município até à data presente.

Em 2008 foi eleito como o melhor artista, melhor voz e melhor Kizomba do ano na província do Cuanza Sul, com a música intitulada "Calulo é".

Em 2013 foi primeiro professor de Expressão Musical na escola de formação de professores do Magistério do Libolo.

COMO NASCEU O PROJECTO MANDALY PRODUÇÕES?

O projecto surgiu no dia 27 de Novembro de 2008, com a montagem do primeiro Home-Studio na história de gravação da música na região do Libolo. Sendo músico, as dificuldades para gravação de uma música eram enormes, foi assim que nasceu o desejo de montar uma casinha no município, não só para os trabalhos de Dásio, mas também ajudar aqueles que gostam de fazer e não têm possibilidades de viajar.

Mandaly, é um nome que surgiu em 2004, na Missão Católica. Na altura, Dásio vivia no Seminário Menor dos Padres Salesianos, quando o Super da missão, Pe. Victor Sequeira, numa reunião que manteve com os formandos onde o Dásio era um deles, afirmou: "aqui mando eu". No final da reunião complementei: Se Padre manda aqui eu Mando ali.

A montagem do Home-Studio em 2008 facilitou o surgimento de vários artistas com sucesso que até à data passaram na produtora.

O objetivo não era apenas gravar música, mas sim, expandir o projecto para promoção dos artistas locais, de forma especial aqueles de famílias carenciadas que gostam fazer música.

Promover a cultura, as lugares maravilhosos culturais e turisticos no município que pouco se fala, sempre foi um sonho. Por isso, Dásio fez um curso de editor de imagem com profissionais da TPA.

Ajudar o próximo com amor sem olhar quem com ajuda do nosso Deus criador do universo é a meta. Obedecendo à máxima: "Amai o próximo como a ti mesmo".

= Seja sincero contigo, nunca sinta inveja do outro porque todo mal que fizeres ao próximo volta contra si. Aquilo que ligares na terra será ligado no céu.=

"CALULO É" O HINO DO LIBOLO