O Kwanza-Sul é uma das 18 províncias de Angola. Tem uma área de 58 698 km² (4,7% do território Angolano) e sua população aproximada é de 2 110 000 [1] habitantes. A sua capital é Sumbe. É constituída pelos municípios de Amboim, Cassongue, Cela, Conda, Ebo, Libolo (azul no mapa), Mussende, Porto Amboim, Quilenda, Quibala, Seles e Sumbe.
O Município do Libolo tem a sua sede em Calulo, uma área 5 920 km² e cerca de 103 mil habitantes[1]. É limitado a Norte pelos municípios de Cambambe e Cacuso, a Este pelo município de Mussende, a Sul pelo município da Quibala, e a Oeste pelo município da Quiçama. É constituído pelas comunas de Calulo, Cabuta, Munenga e Quissongo.

Geograficamente a região de Calulo caracteriza-se fundamentalmente pela sua altitude, entre os 900 e os 1200 metros, que lhe confere características muito peculiares. Esta característica levou a que, no passado, tivesse sido uma região de excelência para a cultura do Café (esta cultura foi sendo substituída por culturas alimentares, em virtude da queda do seu preço nos mercados internacionais).
A geografia da região, visível no mapa em cima, confere também a Calulo um elevado potencial turístico. Na proximidade de Calulo é possível encontrar diversas colinas, autênticos miradouros naturais sobre a região.
Cerca de 2/3 das fronteiras do Libolo são delimitadas pelos rios Cuanza (a norte), Longa (a Sul) e Luinga (a Este). Nestes cursos de água e nos muitos afluentes (cerca de 100) é também possível descobrir recantos de rara beleza.
Desde há décadas o acesso a Calulo para quem se desloca de Luanda faz-se prioritariamente via Munenga, fruto não só das distâncias mas também da estrada asfaltada. Para quem viaja em veículos todo o terreno, aconselha-se o acesso via Ponte Filomeno da Câmara - Cabuta, usufruindo dessa forma de uma das mais belas paisagens de Angola.

 

[1] – INE - Censos 2014 com projecção populacional até ao ano 2018